segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

MARUJADA DE BRAGANÇA-PA Festividade de São Benedito



A Marujada surgiu em Bragança no final do século XVIII, quando 14 escravos negros receberam o consentimento de seus senhores para a organização da Irmandade de São Benedito, o Santo Preto, como é chamado por seus devotos. Os negros foram dançar pelas ruas da cidade em agradecimento pela conquista.

Por mais de dois séculos, de 18 a 26 de dezembro, o povo bragantino festeja ao ritmo do retumbão, xote, roda, valsa e mazurca. Os instrumentos musicais usados pelo tradicional grupo regional são tambores, cuíca, pandeiros, rabeca, viola, cavaquinho e violino.

As organizadoras do evento são a Capitoa e a Sub-capitoa, nomeada pela primeira. A Sub-capitoa assume o bastão de direção em caso de morte ou renúncia da Capitoa.

As marujas usam blusa branca pregueada e rendada e chapéu ornado com fitas coloridas. A saia, comprida e rodada, é vermelha ou branca com ramagens coloridas. As marujas mais antigas usam um número maior de fitas.
Os homens são dirigidos por um Capitão.
As marujas caminham ou dançam em filas. À frente de uma delas, a Capitoa, e à outra, a Sub-capitoa. A dança acontece em passos curtos e volteios rápidos, que descrevem graciosos movimentos que encantam o público.
Durante as festividades, Bragança recebe cerca de 80 mil visitantes.
A TV Mania também faz parte da divulgação desta linda festa, e leva a você as melhores imagens e informações de toda a programação da Festividade do Glorioso São benedito e da Marujada de Bragança do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário