Em Bragança o círio de Nazaré acontece todo segundo domingo de novembro. Após a missa das 6 horas da manhã na igreja de São Benedito é iniciada a caminha de fé.
Mais uma vez, o povo católico ganha as ruas da cidade para louvar a virgem de Nazaré. Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Santa.
O Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas da cidade de Bragança, onde anualmente reúne, cerca de milhares de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da “pérola do Caeté”, num espetáculo grandioso para saudar Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia.
Após horas de caminhada, a procissão chegou a em Praça da Catedral de Nossa Senhora do Rosário, onde houve missa Campal celebrada pelo Bispo diocesano de Bragança D. Luís Ferrando e concelebrada por vários padres da diocese.
Não há número oficial, porém, dados indicam que o primeiro círio bragantino foi realizado no dia 29 de novembro de 1903.
A atual Berlinda foi inserida na procissão em 2001 quando na ocasião a corda foi desatrelada em função da falta de resistência das ferragens. Após 10 anos, esta foi a primeira vez que o Círio de Bragança teve uma corda de Sisal natural medindo 400 metros e pesando 400 quilos, que voltou a ser ligada a Berlinda, que para tanto, recebeu reforço em sua estrutura.
Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena TV MANIA NO CIRIO 2011.